(31) 3421-1909

    • (31) 986238251

Por que surgiram os padrinhos de casamento? O que eles devem fazer?

Por:Favaretto Noivas e Festas
Curiosidades sobre casamentos

29

jul 2016

Os padrinhos de casamento teriam surgido ainda na idade média, época em que a grande maioria dos casamentos eram arranjados e a noiva dificilmente tinha direito de escolher seu futuro marido. Assim como acontece em muitas novelas e filmes, no dia do casamento o grande e verdadeiro amor da noiva poderia tentar um último e desesperado recurso, raptando a moça em plena igreja e fugindo com ela para um local onde pudessem viver felizes para sempre. Temendo isso, o noivo convocava homens fortes e bons lutadores para serem seus padrinhos de casamento, permanecendo no altar durante a cerimônia, a fim de impedir um possível rapto.

Se o noivo tivesse padrinhos fortes e prontos para a luta, além de todos os convidados que incluíam seus parentes e amigos, era bem possível que qualquer tentativa de roubar a noiva não desse certo.

O noivo do lado direito da noiva

Também vem dessa época a tradição que determina que o noivo fique ao lado direito da noiva. O motivo é simples: a espada. Na idade média era comum o duelo de espadas, e os homens costumavam ter uma espada presa à cintura. Pelo fato de a maioria das pessoas serem destras, isso é, terem maior habilidade com a mão direita, a espada ficava do lado esquerdo do tronco, para que pudesse ser retirada com a mão direita. Por isso a noiva permanecia à esquerda do noivo, para que em um eventual duelo, o noivo tivesse a direita livre para fazer o movimento de retirar a espada, partindo para o confronto contra o raptor.

Casamentos arranjados retratados na dramaturgia

A liberdade para escolher com quem se casar é um fenômeno recente. No século passado muitos casamentos eram determinados pelas famílias, sobretudo em famílias de muitas posses, que pretendiam que os filhos se casassem com pessoas igualmente ricas (e muitas vezes da mesma família) para não terem de dividir herança com famílias menos abonadas. A novela Velho Chico, da TV Globo, retratou essa realidade, quando Tereza (Júlia Dávila) é forçada a se casar com Carlos, quando na verdade seu grande amor era Santo (Renato Goés), que pertencia a uma família de menos posses, e ainda rival ao pai de Tereza.

casamento arranjado tereza velho chico

A cena do casamento foi marcada por momentos em que Tereza tenta fugir antes de entrar na Igreja, e também quando Santo grita para que Tereza abandone o casamento e fuja com ele.

casamento arranjado tereza velho chico santo

Os padrinhos nos dias de hoje

Padrinhos e Madrinhas deixaram de ser sinônimo de luta após a necessidade, pela igreja católica, de termos padrinhos em cerimônias de batismo. Ainda na igreja católica do século XVI, a cerimônia de casamento passou a ter 3 exigências: ser celebrada por um pároco, realizada em local sagrado, e com duas ou três testemunhas, os padrinhos.

Hoje os padrinhos são escolhidos por afinidade com os noivos. É preciso que os padrinhos sejam pessoas que conheçam a história do casal, e se deem bem com ambos os noivos e suas famílias. Ser padrinho não é apenas um convite honroso, é um convite que traz também seus deveres, os padrinhos serão os melhores amigos do casal, para ajudá-los em situações difíceis, tanto antes quanto depois do casamento.

Os deveres dos padrinhos

Organizar a despedida de solteiro – Algo que seja marcante e combine com a personalidade do noivo.
Acompanhar a noiva até o altar – Caso o pai da noiva tenha falecido, se torna uma tarefa do padrinho.
Ser o braço direito do noivo – Ajudar o noivo em tudo que for necessário no dia do casamento.
Ser o responsável pelas alianças – Em muitos casamentos a aliança é responsabilidade dos padrinhos, e são entregues ao noivo no momento oportuno.
Discursar – O padrinho poderá fazer um breve discurso na recepção, que pode ser pautado por muito bom humor.
Decoração do carro – Os padrinhos ajudam na decoração do carro que leva os noivos da igreja.

Os deveres das madrinhas

Ajudar na escolha do vestido – Auxiliar a noiva a escolher o vestido, entendendo, porém, que a decisão final é da noiva.
Organizar a despedida de solteira – Um momento que combine com o que a noiva gosta de fazer.
Ajudar nos preparativos da festa – Confecção de enfeites, ajustes finais.
Ser o braço direito da noiva – Ajudar a solucionar qualquer situação inesperada no dia da cerimônia.
Estar preparada – A madrinha precisa ter a mão tudo que a noiva pode precisar no dia de seu casamento, como maquiagem, remédios, contato de fornecedores, e assegurar que a noiva esteja sempre impecável.


Compartilhe:

Siga-nos no Instagram

Felicidade em fotos

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Error: admin-ajax.php test was not successful. Some features may not be available.

Please visit this page to troubleshoot.

Rua Campos Eliseos 597 - Alto Barroca, CEP:30431-0380 BH/MG

(31) 3421-1909

(31) 986238251

contato@fnoivasefestas.com.br

Seg. a Sex. de 9h as 18h e Sábado de 8h as 12h (Atendimento com hora marcada)